Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

O que é uma cadência?

+2 votos
perguntou Jan 28, 2015 em Teoria Musical por Marcos Sampaio (2,013 pontos)
    
Beat! Percussion Fever

2 Respostas

+3 votos

O termo cadência indica uma meta harmônica e, mais especificamente, os acordes usados para atingir esta meta. Trata-se da conclusão de uma frase, movimento ou obra, baseada em uma fórmula melódica reconhecível, progressão harmônica ou resolução de dissonância [1]. Existem diferentes tipos de cadência, como autêntica perfeita e imperfeita, meia cadência, cadência plagal e deceptiva (de engano). Esses tipos diferentes de cadência ajudam a tornar as conclusões mais fortes ou mais fracas.
Não confundir com cadenza.


[1] William S. Rockstro, et al. "Cadence." Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press, accessed January 28, 2015.

respondida Fev 5, 2015 por Marcos Sampaio (2,013 pontos)
+1 voto

Cadência é uma sequência de acordes que produz um efeito harmônico característico. Existem inúmeras sequências de acordes possíveis de se fazer para criar uma música, mas algumas sequências são muito comuns de aparecerem devido ao seu efeito sonoro, e por isso recebem o nome decadências (ou progressões). Uma cadência muito comum, é a cadência IV, V, I.

As cadências servem como um padrão (clichê), algo que pode ser aplicado em diversos contextos, com o intuito de criar alguma sensação harmônica. Por isso, as cadências trabalham em cima das funções harmônicas

respondida Mar 7, 2015 por Abraão Miranda
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.