Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

Qual a origem dos números de inversão de acordes?

0 votos
perguntou Abr 11, 2015 em Teoria Musical por Elaine Batista (103 pontos)
    
Elaine, você se refere aos números que aparecem na cifra analítica e baixo cifrado? Como 6 e 6/4?
Sim professor.
Beat! Percussion Fever

1 Resposta

+2 votos

Os números que indicam inversão no baixo cifrado e cifra analítica se referem aos intervalos entre o baixo e as notas do acorde. A figura abaixo contém as cifras de cada uma das inversões.

Na posição fundamental, os intervalos entre o baixo (Dó) e demais notas do acorde são de terça e quinta (3-5 ou 5-3). Por convenção, nem no baixo cifrado nem na cifra analítica se faz necessário indicar numericamente os acordes em posição fundamental.

Na primeira inversão, os intervalos entre o baixo (Mi) e demais notas do acorde são de sexta (Mi-Dó) e terça (Mi-Sol). Também por convenção, no baixo cifrado utiliza-se apenas o número 6 e ignora-se o 3. Na cifra analítica utiliza-se o grau seguido de 6: I6, V6, etc.

Na segunda inversão, os intervalos entre o baixo (Sol) e demais notas do acorde são de quarta (Sol-Dó) e sexta (Sol-Mi). No baixo cifrado e cifra analítica usa-se os números 6-4 ou 4-6.

Esse conteúdo pode ser verificado em Queiroz [1], Gauldin [2] e Kostka e Payne [3].

[1] Queiroz, F. J. G. de. (2005). Princípios gerais para realização de baixos cifrados. Retrieved from http://www.clem.ufba.br/queiroz/bx_cifr/geraisbaixocifrado.html

[2] Gauldin, R. (1997). Harmonic practice in tonal music. New York, NY: W.W. Norton and Company.

[3] Kostka, S. M., & Payne, D. (1995). Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music (3rd ed.). New York, NY: McGraw-Hill.

 

respondida Abr 12, 2015 por Marcos Sampaio (2,013 pontos)
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.