Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

O que são quintas e oitavas diretas/ocultas?

+4 votos
perguntou Mar 30, 2015 em Teoria Musical por Tayane Lopes (195 pontos)
    
Beat! Percussion Fever

1 Resposta

+2 votos

Na escrita polifônica, uma quinta direta ou oculta ocorre quando há um movimento em uma mesma direção entre as vozes externas (baixo e soprano) alcançando um intervalo de quinta. A oitava direta ou oculta tem comportamento análogo. É importante observar que as quintas e oitavas ocultas não são paralelas. É possível partir de um outro intervalo e chegar à quinta ou oitava.

Na figura abaixo há quatro exemplos desse tipo de procedimento. No primeiro exemplo, primeiro tempo, existe um intervalo de terça entre baixo e soprano. Essas duas vozes na mesma direção ascendente para alcançar, no tempo seguinte, uma quinta justa. No segundo exemplo, o intervalo do primeiro é de sexta e ambas vozes externas se movimentam para alcançar quinta justa.

No terceiro e quarto exemplos há um movimento para alcançar a oitava justa por movimento direto.

Assim como o paralelismo de quintas e oitavas, as quintas e oitavas ocultas ou diretas são consideradas indesejadas. Há porém, uma situação em que este movimento se torna aceitável: quando o soprano atinge a quinta ou oitava direta em movimento por grau conjunto (exemplos 2 e 4).

 

respondida Abr 3, 2015 por Marcos Sampaio (2,013 pontos)
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.