Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

Qual a diferença entre forma e gênero?

+2 votos
Que diferença existe entre forma e gênero? Por exemplo, sonata é forma ou gênero?
perguntou Mar 25, 2015 em Teoria Musical por Curioso (248 pontos)
    
Beat! Percussion Fever

1 Resposta

+1 voto

Em música, gênero diz respeito a categoria, tipo ou classe definidos por convenção [1] e forma diz respeito à estrutura musical. Douglass Green [2] considera forma como um termo inclusivo que se refere tanto ao desenho quanto à estrutura tonal de uma composição. Arnold Schoenberg [3] considera a forma um meio pelo qual uma composição é organizada, como os elementos e funcionamento de um organismo vivo. Schoenberg considera que, quando usado em conexão com os termos binário, ternário, rondó, forma diz respeito ao número de partes. Em conexão com sonata, forma diz respeito ao tamanho das partes e complexidade de suas relações internas, e em conexão com minueto, scherzo ou outras formas de dança, diz respeito à métrica, andamento e características rítmicas que identificam a dança.

Dessa forma, uma peça entitulada sonata (gênero) não necessariamente tem a Forma Sonata e esta estrutura formal não é exclusiva de composições com este título. De acordo com Sandra Magsen e outros [4], essa estrutura formal influenciou obras tais como Baladas de Chopin.

Referências

[1] Jim Samson. "Genre." In Grove Music Online. Oxford Music Online,http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/40599 (accessed April 9, 2012).
[2] Green, Douglass M. 1979. Form in tonal music: An introduction to analysis. Holt Rinehart and Winston. p. 5
[3] Schoenberg, Arnold. 1967. Fundamentals of Music composition. Faber and Faber. p. 1
[4] Sandra Mangsen, et al. "Sonata." Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press, accessed March 27, 2015, http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/26191.

respondida Mar 27, 2015 por Marcos Sampaio (2,013 pontos)
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.