Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

Princípio para escalas no piano

+2 votos
Existe algum princípio de dedilhado para tocar as escalas maiores e menores no piano em todas as tonalidades? Ou é necessário aprender a escala de cada tonalidade individualmente?
perguntou Mar 16, 2015 em Instrumento Musical por anônimo
    
Beat! Percussion Fever

1 Resposta

+2 votos
Melhor resposta

Sim, existe um princípio básico de dedilhado que pode ser aplicado a todas as escalas, maiores e menores, em todas as tonalidades. Mas, também é necessário praticá-las!

Devemos levar em conta os números dos dedos da mão pianística, onde o polegar é o 1º, o indicador o 2º ,o médio o 3º, o anelar o 4º e o mínimo o 5º, e que ao colocar as mãos sobre o teclado, são simétricos.

Pensando nas sete notas da escala e tomando como base a de dó maior, ASCENDENTE, a mão DIREITA segue a seguinte ordem (esse é o dedilhado tradicional e básico, podendo as escalas serem tocadas com qualquer dedilhado):

1  2  3  1  2  3  4    então, o dó, o re e o mi, serão tocados com os dedos 1, 2 e 3; em seguida recoloca-se a mão sobre o teclado com o polegar sobre o fa, e tocamos o sol, o la e o si com os dedos 2 3 4.

Ao tocar as sete notas, do dó ao si, simplesmente leva-se o braço para a direita e recoloca-se a mão com o 1º dedo sobre o dó seguinte e tudo se repete por tantas oitavas quanto se queira (seja necessário).

O 5º dedo, quando utilizado (pois nem sempre será preciso, em outras tonalidades), é apenas para terminar a escala, o dó mais agudo. Então, para fazer a escala descendente, a ordem é contrária: 4 3 2 1 3 2 1 (si, la, sol, fa (com o polegar - 1º), mi (médio - 3º), re e dó.

Para a mão esquerda segue-se a mesma ordem mas com a escala DESCENDENTE, por causa da simetria das mãos. O 5º dedo na nota mais grave, quando utilizado. Note que o 5º dedo NÂO faz parte da 'ordem'.

A ordem acima pode ser iniciada com qualquer dedo/número, dependendo da topografia do teclado. Ex.: mão direita e ascendente - 1 2 3 4 1 2 3 (para fa maior/menor);  2 3 1 2 3 4 1 (dó # / re b maior);  2 3 4 1 2 3 1 (fa # / sol b  maior); 3 4 1 2 3 1 2 (dó# menor), etc.

Ex.: mão esquerda descendente - 1 2 3 4 1 2 3 (si maior/menor); 3 1 2 3 4 1 2 ( sib maior, mi b maior, la b maior), etc.

Assim, todas as escalas são tocadas com essa 'ordem' de dedilhado.

 

respondida Mar 18, 2015 por Paulo Novais
selecionada Mar 18, 2015 por Marcos Sampaio
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.