Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

O que é sucessão colorística de acordes?

+3 votos
perguntou Mar 16, 2015 em Teoria Musical por anônimo
    
Beat! Percussion Fever

2 Respostas

–1 voto
Retirado do Kostka : "Outra maneira de embelezar uma progressão fundamental de acordes é através do uso de movimentos inesperados de fundamentais para acordes estranhos ao tom.[...]" p. 399 edição traduzida.
respondida Mar 16, 2015 por Peter P. Marques (107 pontos)
Peter, qual o contexto dessa citação? "Outra maneira" além de qual? Você pode explicar melhor como essa forma de embelezamento funciona? Qualquer grupo de movimentos para acordes estranhos ao tom pode ser considerado como sucessão colorística?
+1 voto

Kostka e Payne [1] utilizam a expressão "sucessão colorística de acordes" para se referir a uma maneira de embelezar progressões harmônicas através do uso de acordes estranhos ao tom de forma inesperada e não tradicional. Por exemplo, relações de acordes estritamente por funções harmônicas como dominante secundária não poderiam ser consideradas como sucessão colorística de acordes.

Frequentemente essas sucessões envolvem relação por mediante cromática. Kostka e Payne apresentam a passagem do Orpheus de Lizst (em Dó maior, a partir do comp. 217) como exemplo de sucessão colorística de acordes:

[1] Kostka, S. M., & Payne, D. (1995). Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music (3rd ed.). New York, NY: McGraw-Hill.

 

respondida Abr 10, 2015 por Marcos Sampaio (2,013 pontos)
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.