Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

Escrita de tríades a quatro vozes

+2 votos
Quais os princípios ou regras que devem ser observados ao escrever uma tríade a quatro vozes? Ou seja, como distribuir as notas de um acorde nas quatro vozes?
perguntou Mar 13, 2015 em Teoria Musical por Curioso (248 pontos)
    
Beat! Percussion Fever

1 Resposta

+1 voto

Ao escrever um acorde a quatro vozes, é necessário observar:

  1. A extensão de cada voz
  2. A distância entre as vozes adjacentes
  3. A presença das notas do acorde

No estudo da harmonia, considera-se uma extensão aproximada para as vozes, embora na prática essa extensão possa variar a depender do coro. Kostka e Payne [1] consideram essas extensões para as vozes:

Entre duas vozes adjacentes (soprano e contralto, contralto e tenor) há um limite máximo de distância de uma oitava. A distância entre baixo e tenor pode ser um pouco maior, de décima.

Na harmonização da tríade é preciso observar se as três notas estão presentes. É importante observar que há situações em que existe omissão de notas, como a quinta, em função do encadeamento dos acordes ou textura.

Considerando-se esses princípios, um acorde pode ser escrito de múltiplas maneiras. Por exemplo, o acorde de Dó maior, com baixo no Dó 2 pode ser escrito de 39 maneiras.

[1] Kostka, Stefan M., and Dorothy Payne. 1995. Tonal Harmony, with an Introduction to Twentieth-Century Music. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill. pp. 78--81.

respondida Mar 13, 2015 por Marcos Sampaio (2,013 pontos)
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.