Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

Organização das notas na série dodecafônica

+3 votos
Como funciona o uso da escala cromática no dodecafonismo? Isto é: com relação à ordem das notas, há especificidades quanto aos intervalos e como eles podem ser organizados, ou fica a critério individual escolher a sequência das notas, contanto que a primeira nota só apareça quando todas as outras onze tiverem aparecido?
perguntou Mar 12, 2015 em Teoria Musical por Izabella Baldoíno (193 pontos)
    
Beat! Percussion Fever

1 Resposta

0 votos
Melhor resposta
Não há, pelo menos no consenso mais geral do dodecafonismo, alguma regra ou ordem para a aparição das 12 notas numa série. Em princípio, cabe ao compositor.

Há, sim, técnicas e ferramentas úteis para o uso das séries. Serialismo ou dodecafonismo não quer dizer necessáriamente que você vai trabalhar com uma "melodia estranha" que vai se repetir infinitamente. Por exemplo, depois de apresentar a sua série, você pode apresentá-la novamente, desta vez invertida. Ou de trás pra frente (retrógrado) ou transposta.  A série também pode dividir-se verticalmente. Você pode dividir sua série em duas metades e apresentá-las em duas vozes, ou em 4 acordes de 3 vozes... enquanto estiver respeitando o uso da série, transformada ou não, no final da peça cada nota terá tocado o mesmo número de vezes, e você estará evitando um centro tonal e promovendo a "democracia" das alturas.  O interessante é você ter uma estratégia para usar a série a seu favor, buscando (ou buscando evitar) a coincidência dos intervalos que você quer, a sonoridade que você procura.

Finalmente, exceto se você estiver fazendo um trabalho acadêmico, a música é sua para fazer o que quiser. Vale quebrar todas as regras.
respondida Abr 16, 2015 por Emilio Le Roux (133 pontos)
selecionada Mai 1, 2015 por Izabella Baldoíno
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.