Primeira vez aqui? Veja nosso FAQ!
x

Transposição para flauta em Sol

+1 voto
Eu tenho um trecho escrito para flauta em Dó e preciso transpor para flauta em Sol. O trecho está em Sol bemol maior. Qual será a tonalidade pra que o instrumento soe realmente uma quarta abaixo?
perguntou Mar 8, 2015 em Instrumento Musical por Izabella Baldoíno (193 pontos)
    
Beat! Percussion Fever

1 Resposta

+3 votos
A flauta em Sol soa exatamente uma quarta justa abaixo do que está escrito. Um fragmento Dó-Ré-Mi soa Sol-Lá-Si. Dessa forma, é necessário escrever uma quarta acima do som desejado. Assim, um fragmento na tonalidade de Sol bemol maior, deve ser escrito na tonalidade que está quarta acima: Dó bemol maior.

A depender do contexto, talvez valha a pena usar a tonalidade enarmônica de Fá sustenido maior. Nesse caso a tonalidade a ser usada na escrita para a flauta em Sol seria Si maior.
respondida Mar 8, 2015 por Marcos Sampaio (2,013 pontos)
Exatamente como eu imaginei. Mas quando eu ponho as duas flautas (a em dó e a contralto) no finale e escolho a tonalidade de SolbM, ele automaticamente coloca a flauta contralto em F#M, e a transposição fica errada.
Izabella, sugiro fazer uma pergunta relacionada na categoria de Tecnologia sobre como programar o Finale para essa transposição.
Farei. Muito obrigada.
Resposta Tonal: Respostas precisas para perguntas precisas sobre música.

Para aprender a usar, veja nossas Perguntas frequentes.